segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Não seja otário(a)!



Fazendo um pequeno desvio do assunto que me leva a escrever este blog (a burrada-mestre da editora Panini, em minha opinião, o gasto de 10 páginas de uma publicação de fanfic – mas daqui a pouco voltarei ao assunto...)

Na lista de lançamentos deste mês, a editora Panini anuncia o lançamento do número 25 de um mangá feminino chamado “Peach Girl”. Não vou entrar no mérito do roteiro, acho que qualquer blog mantido por um otaku consegue escrever um punhado de frases a esse respeito. Mas como não sou otaku, e sim um consumidor, quero chamar atenção para uma coisa:

Sabe quando o número 24 da revista saiu? Outubro de 2005.

É isso mesmo, meus caros: 2 ANOS DE PUBLICAÇÃO PARALIZADA.

Nas últimas páginas da edição 24 saiu um aviso aos leitores, que haveria uma “breve” interrupção na publicação, etc. Mas sem prazo para retorno às bancas. Lógico que o fandom fez barulho em fóruns, rolou abaixo assinado virtual com mais de 2.000 assinaturas. E a faz-tudo da Elza Keiko anunciando extra-oficialmente em fóruns e eventos de quadrinhos “Olha, mês tal sai novo exemplar de Peach Girl” – inúmeras vezes...uma postura anti-profissional, quase de “amiguinha” dos leitores. Fora isso, silêncio absoluto por parte da empresa.

Agora, dois anos depois, surpresa! Volta a garota-pêssego às bancas. As perguntas que não querem calar:

1) Os fãs se mobilizaram na Internet, rolou abaixo assinado. TODA ATUAÇÃO NO MUNDO VIRTUAL. Mas será que algum desses fãs TELEFONOU para a editora reclamando, MANDOU UM FAX ou mesmo uma SIMPLES CARTA? No sentido de literalmente CONGESTIONAR os meios de comunicação da empresa?

Porque é muito fácil (pelo menos essa é a visão da editora, como ela própria demonstra em algumas respostas dadas no orkut, a serem expostas aqui em breve) um único cara construir várias identidades virtuais e cada uma valer por uma assinatura.

Engraçado que a própria Elza Pacheco usa Internet para se comunicar com os CONSUMIDORES mas não leva a sério as respostas negativas ao seu trabalho...

Aliás, a mesma adora ignorar tópicos que apontam os erros DA EDITORA. Basta ver as regras das comunidades relativas aos mangás editados por ela.

2) Será que os leitores querem ler uma revista após 2 anos no limbo? Caso positivo, sabe que mensagem a editora recebe? QUE VOCÊS SÃO TODOS UNS BUNDA-MOLES!

Sim, porque em tudo quanto é fórum de quadrinhos e comunidade do orkut dedicada a “Peach Vagaba” a resposta ao retorno da publicação variava entre “Kawaii, sugoi!”, “que legal” e “^____________^” (seja lá o que essa última opção queira dizer.

Meu conselho sincero? Não compre Peach Girl da editora Panini. Pois uma publicação JÁ TERMINADA NO JAPÃO ficar 2 anos sem aparecer nas bancas? Por que entregar seu dinheiro conquistado com dificuldade a uma empresa que não respeita seu leitor?

Pense nisso

3 comentários:

JRP disse...

Sensacional seu blog!
Só muda o layout dele que tá feio prá caramba mas, de resto, mete bala!

Vou ver se consigo fazer um bannerzinho do seu blog e jogar nos links do meus blogs.

E não deixe de fazer barulho no Orkut que é por aí mesmo!

Fabiano disse...

o mesmo aconteceu com BLADE amigo

Kasuga Kiyosuke disse...

Fabiano,

Muito pelo contrário, as situações de Peach Girl e Blade são distintas, por um motivo simples: a publicação de Peach Girl TERMINOU ANTES da pausa de 2 anos imposta pela Panini do Brasil. O material já estava disponível para negociação, prontinho prá publicar.

Blade, Evangelion, X, Vagabond, tratam-se de outro caso: as respectivas editoras no Brasil assumiram o risco de lançar revistas com material cuja produção encontrava-se EM ANDAMENTO, e aconteceu o óbvio: encostaram no patamar da publicação no Japão. Simplesmente NÃO TEM MATERIAL DISPONÍVEL PARA NEGOCIAÇÃO.

Sacou a diferença? Você não é o primeiro que faz essa confusão. Devo dedicar um tópico só a esse respeito.