quinta-feira, 18 de outubro de 2007

O que me levou a montar este blog?

Creio que a maioria de vocês saiba o porque do missivista aqui começar a apontar os erros da editora Panini. Aos que eventualmente não sabem do que falo, exponho aqui as imagens do que fizeram na edição número 29 de Berserk:


(imagens retiradas do fórum Multiverso Bate Boca, utilizadas aqui apenas como material de divulgação, sem intenção de obter qualquer lucro com isso)

Olhou bem? Sabe do que se tratam essas páginas? Fanfic de Internet! Sabe o que é isso? Meia dúzia de fãs estava lá, no orkut, sem ter o que fazer, e decidiu escrever uma historinha no esquema “eu escrevo, você continua”. Preste atenção no conteúdo (se você tiver paciência para ler): os caras não respeitaram o clima do gibi. Aliás, coitados, não passam de semi-analfabetos (e viva a democratização da Internet!), simples regurgitadores do contato limitado que têm com a cultura: personagens de TV de 10 anos atrás (ET e Rodolfo? Sumiram do mapa há uns 6 anos. Jorge Lafond, interprete da Vera Verão é falecido), e bailes funk.

Alguém mais “mente aberta” pode falar que se trata de uma abordagem da cultura POP. Mas putaquiupariu, precisava dedicar 10 páginas em um material de tão baixa qualidade? Sabe o que a editora ELZA KEIKO alega? “Ah, precisava preencher espaço, não tínhamos tempo para produzir nada, aí pegamos esse material do orkut. Eu e minha equipe achamos que seria legal”.

Peraí: a equipe de editores se depara com 10 páginas em branco e não tem material decente para preencher? Sabe o que é isso? INCOMPETÊNCIA! Porque se dona Elza tivesse o mínimo da manha para editar uma revista conseguiria material DE GRAÇA para preencher as páginas e, de quebra, AJUDARIA A CONSTRUIR O MERCADO NACIONAL DE QUADRINHOS, ILUSTRAÇÃO, e de uma porrada de coisas a mais! Bastava dar um ou dois telefonemas.

Todo mundo diz que o autor de quadrinho nacional não tem espaço. Mas olha só o espaço que ele pode ocupar! Se os licenciadores do Berserk não se importam com o que é feito nas páginas que sobram, por que não utilizá-las para promover talentos? Aliás, qual a contra-partida social que a Panini do Brasil tem feito? Sim, porque despejar quadrinho importado, arrochando mercado local e POLUINDO O MEIO AMBIENTE com o tanto de plástico que utilizam para embalar as publicações...lá na Itália a empresa pode se dar ao luxo de só publicar material estrangeiro, já que eles tem Hugo Pratt e mais uma porrada de profissionais prestigiados. Mas e aqui?

Neguinho nos fóruns tipo MBB fala “Ah, mas essa história das 10 páginas do Berserk já enxeu...”. Não enxeu não! Eu comprei uma revista lacrada na banca, não pude olhar o miolo da publicação. Porque se tivesse visto, não comprava essa edição. E paguei caro por serviço porco, mero control-c control-v de material disponível no orkut!

Eu só aquieto o dia que a Elza escrever um rodapé em Berserk pedindo DESCULPAS por tamanha desfeita com os leitores.

2 comentários:

Unknown disse...

Bom, isso é de 2007.. '-' mas, comecei a comprar agora, e concordo plenamente.. oq mais irrita, é pensar que a editora não se importou em nenhum momento com as ofensas dadas à alguns personagens e consequentemente aos leitores q gostam do mesmo. completa falta de profissionalismo.

AECG disse...

Não basta só pedir desculpas! Ela deve fazer isso de joelhos e prometer que cagada semelhante ou pior nunca mais aconteça!