sábado, 20 de outubro de 2007

Panini: a metonímia do mangá no Brasil

Olá companheirinho, tudo legalzinho?

Andei frequentando umas comunidades no orkut, um fórum ou dois por aí, falando de minhas idéias, da falta de comunicação da editora, dos preços altos...e sabe o que eu li por aí? "Anhááááá, não reclama, eu sou fã da Peach Girl e o mangá taí de volta, blé, seu bobo, feio, onde esteve nos útlimos dois anos?", ou "A Conrad é pior por isso e aquilo, a JBC faz pior, e não-sei-o-quê".

Caro frequentador de meu blog, sabe porque ataco os mangás Panini? É porque sou leitor do material publicado por eles.

Eles fazem burradas? Certamente! Mas eu tenho que dar o braço a torcer: apesar da falta de comunicação entre leitor e editor, de não nos consultarem sobre o que queremos ler, dos erros primários de edição, ali naquela editora aparece um gibi ou dois que valem a pena um homem adulto não-otaku ler.

Não leio nada da Conrad. Parei. Sabe o porque? Eu gasto 10, 15 reais por revista, e na metade de coleção, depois de uns 150 a 300 reais empatados ali, de pouquinho em pouquinho investidos ao longo de meses, a editora chuta o balde e lança tudo com mega-desconto, ou monta uma "edição definitiva"...se é assim, por que não esperar 2 anos para comprar uma coleção inteira de uma só vez? Portanto, não acompanho as burradas da mesma.

A JBC, me perdoem, mas só lança material prá nerd babão ler! Só o top do lixo pop japonês, por esse motivo me faz torcer o nariz por completo para suas publicações.

Além do mais, meu orçamento é limitado. Não tenho papai rico para me bancar 15 revistas mensais ao custo de R$ 9,90 cada uma. Não ficarei analisando exemplar por exemplar de todos os mangás publicados.

Mas sabe porque escolhi a Panini para escrever? Porque é uma METONÍMIA das publicações dos mangás no Brasil. Ah, não sabe o que é metonímia? Vá ler lá na gramática e depois volta aqui prá terminar de ler o texto!

-------------

Já voltou? Leu? Então continuamos o papo:

Ou seja, a Panini é um exemplo, uma parcela que vale pelo todo. Os problemas que você acha que são pequenos nas publicações da Planet Manga aparecem sim nas demais editoras.

Se montei um blog apontando as cagadas da Panini, é porque eu GOSTO dos títulos que estão ali, mas os mesmos são MAL TRATADOS para custarem aquele tanto.

E outra, já que as cagadas da Conrad e JBC o incomodam tanto, por que não faz o mesmo que eu e monta um blog? Escreva sobre o assunto! Vá lá reclamar na porta dos caras! Não sou super-herói, nem salvador da pátria do mangá. Sou mais um. Apenas faço O QUE TODOS AQUI DEVERIAM FAZER.

Não prego o ódio. Não me leve a mal nem coloque palavras em minha boca. Eu cobro é um mínimo de RESPEITO ao CONSUMIDOR. Exigo meus direitos, sim, eu pago o salário de Dona Elza Keiko, trato-a cordialmente (nunca usei um palavrão precedendo o nome da mesma, já reparou? Mamãe me deu boa educação). Aponto para problemas CORPORATIVOS, não PESSOAIS, que afetam AO SEU BOLSO e À SUA DIVERSÃO.

6 comentários:

JRP disse...

MEU GAROOTO!
Mas cadê o contador dessa bagaça?
Bota um contador aí, meu!

Fabiano disse...

tudo muito belo, tudo muito bonito.

agora coloque as reclamações e os erros encontrados.

abraços

Kasuga Kiyosuke disse...

Fabiano,

Já publiquei um dos erros, o "extra" (extra o caramba, eu paguei por aquelas páginas) da edição #29 de Berserk, e só aquilo já me rendeu assunto para mais duas atualizações.

E calma que uns companheirinhos meus estão mandando material...não é pouca bobagem.

Abraços para você também!

Yukira disse...

A pior droga q eles já fizeram foi com o mangá "Destino Cativo" q se supõe q é 'bimestral'!

João Darco disse...

mandou muito haha

verdade..
a panini lança mil mangás de uma vez e não entende o porque de ninguém comprar nenhum
aí diminui o número de tiragens da primeira pra segunda edição e, adivinha!
o pessoal compra tudo em evento e a segunda edição fica em falta!
xP
hauahuahaua
isso sempre acontece com os mangá da panini xO

Unknown disse...

Admito que de todas as editoras de mangas, aqui no Brasil, a panini é a que eu tenho menos reclamaçoes, e tb é a que mais compro ( vcs ja perceberam q para leitores de shoujo, ela é praticamente a unica que lança material novo??), o preço, apesar de eu achar meio salgado, ainda da p levar, as traduçoes tambem nao reclamo muito nao, pelo menos nos mangas q eu compro, mas tem uma coisa de me deixa pu*a, a qualidade da colagem, po**a, a gnte compra um negocio caro pra logo depois ficar descolando capa, descolando folhas... isso vive acontecendo comigo, boa parte da minha coleção de angel sanctuary ta assim... aff ¬¬'