sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Mas que acabamento porco!

Crionças,

O tio aqui é um homem ocupado. A falta de atualizações não é por falta de assunto, infelizmente. Gostaria que, um dia, o selo Planet Manga alcance um nível de qualidade que não seja mais necessário o meu trabalho. Mas para isso é necessário, por exemplo, a criação de um cargo de 'ombudsman' - uma pessoa paga pela editora para receber as reclamações dos leitors e puxar orelhas de quem errou.

Estava eu fuxicando meus mangás Panini quando vi um problema incrivelmente óbvio: mas que acabamento gráfico porco! A encadernação solta numa facilidade ímpar...coisa que eu, pelo menos, nunca vi acontecer com um gibi da Conrad.

Esse tipo de encadernação não funciona para o formato de poucas páginas e capa em papel cartão! O cartão na gramatura (espessura) em questão não absorve a cola direito, e como tem pouca área pegajosa, a capa solta mesmo! Se o material de capa fosse menos rígido, ou se a publicação tivesse mais páginas, não haveria problemas do tipo.

Outra coisa: que papel do miolo ruim esse que usaram no Peach Girl, hein? A coleção inteira é assim, você abre a publicação - com medo da encadernação desfazer, pff...! - e o papel é duro, não tem caimento, cria um monte de volumes, quase rachaduras na área da lombada! Repara só:
Compare agora com um título da JBC, o Tsubasa:


Cliquem nas imagens para vê-las maiores, com mais detalhes. E eu ainda volto! Tem mais coisa a ser escrita aqui!

5 comentários:

mah_chan disse...

Você critica as publicações da Panini e compara com Tsubasa. Mas eu acredito que a JBC faz um trabalho ainda mais porco que a Panini. Tudo bem que Holic e Tsubasa foram bem feitos, mas se você pegar uma edição de Fruits Basket ou X/1999, você abre o mangá e a capa descola, de tão mal feito. E nos mangás antigos também aconteceram coisas assim e também houve um caso onde uma garota comprou uma edição de Card Captor Sakura onde a capa veio ao contrário (de ponta-cabeça). Além desse mangá que você mostrou na foto, eu não vi mais nenhum da Panini que tivesse um trabalho porco assim. Só Angel Sanctuary, que tem as "famosas" rachaduras na lombada.

Kasuga Kiyosuke disse...

Oi, "Mah_chan", eu acredito que o Rei está nú. E não fico falando da roupa cor-de-rosa do primeiro ministro.

Se há esse problema das lombadas rachadas em Angel Sanctuary, poderia gentilmente mandar fotos para mim? kasuga_kiyosuke@hotmail.com

Mangaká Baka disse...

Como que o trabalho em Tsubasa é melhor? As páinas duplas não abrem o suficiente para nós conseuirmos "contemplar" a cena toda.
A tradução da JBC é tosca quase uma zorra total.
As scans que eles usam para fazer o mangá são de péssima qualidade (as scans da net são infinitamente melhores).
A JBC tem um padrão de borrado e falta de foco nas imagens incrível que nenhuma outra editora possui.

A JBC é um cocô e você quer dizer que a Panini é pior? Você tem que trabalhar pra JBC (ou Conrad) mesmo pra querer dizer algo assim.

Kasuga Kiyosuke disse...

Querida (?) do apelido esquisito,

Não disse que o acabamento gráfico da JBC, tradução, ou o que quer que seja é perfeito. Apenas comparei o trabalho de duas editoras que atuam no mesmo mercado, possivelmente utilizando os mesmos materiais de encadernação, e com resultados distintos. Chega a dar raiva abrir uma página do Peach Girl e ver as sombras formadas devido ao emprego de um papel que não tem caimento.

Não dá para negar os problemas da Panini. Estão lá. O que não quer dizer que as outras sejam melhores, pelo contrário! Leia meus textos, uso a Panini como RECORTE de pesquisa para falar de situações que são comuns a TODAS as editoras de mangá no país.

Se as cagadas da JBC a incomodam tanto, encorajo a abertura de um blog de sua autoria para recolher cada problema da editora. Tem meu apoio.

Visitei a sua página com tradução de scans de Tsubasa, e você mesma (?) não tem noção de kerning, espaçamento, coisas simples de tipografia que fazem uma diferença e tanto no acabamento de um gibi. Não sou profissional da Conrad, mas também não sou um matuto sem noção, querida.

will_cav disse...

calma ae!sem estresse!a otra ai disse que o cara trabalhava pra conrad ou jbc, mas não é ela que ta defendendo a panini?em troco de que?se ta errado tem mais é que critica mesmo!seja qual for a editora!e esse negocio da capa fica soltando acontece mesmo, todos os meus volumes de Éden tão assim!falando em Éden...bah, deixa pra la...não quero me estressa!mas o que a panini fez com esse manga é deplorável...