terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Recall? Cadê você? Alô Panini!

Molecadinha,

Por acaso já clicaram ali nos links na página da Panini do Brasil? Não? Pois bem. Olhem agora:



Observaram bem? Tem notícias de algumas das revistas que foram lançadas recentemente, incluindo os mangás, um link para o site puxa-saco e lambe botas "Omelete"...mas nada do recall de Trigun a princípio. Engraçado que tem até uma janela pop-up falando das novidade enviadas por e-mail...tudo muito quieto e legal para um problema da gravidade em questão, não concordam?




Fuxicando muito o site, cliquei na aba "notícias", à esquerda do site e sem indícios de atualização recente ali. E só lá tem as instruções para fazer o recall. Quer dizer que o leitor comum tem que adivinhar que o recall está sendo feito? Pois numa primeira olhada no site não há qualquer indicação de que haja uma providência da empresa perante o ocorrido. Mais divertido de ver na bagunça corporativa que observo é que há uma preocupação de avisar, num esquema mambembe, boca a boca, em fóruns de fãs de quadrinhos e em um site de relacionamento, o orkut.

Percebem que a ação da empresa é de esconder os próprios erros? Os avisos dados parecem seguir a filosofia do "para não dizer que não abordei o assunto". E o leitor fica na mão.



Ah, e antes que eu me esqueça: o texto desse recall está tão mal escrito que confunde os leitores!

"3.1. O leitor deverá retirar as capas de seus exemplares (identificados com os códigos de barras ISBN 857351367-5 – 1 e ISBN 857351367-5 – 2) e enviá-las – SOMENTE AS CAPAS – juntas e no mesmo envelope para a Panini, em CARTA REGISTRADA PELOS CORREIOS. A remessa será paga pela Panini."

Espera lá: que remessa é essa a ser paga pela Panini? A da carta registrada que o leitor desembolsou para mandar as capas do Trigun? Ou a do gibi a ser enviado prá casa do leitor? Sim, pois a presença na mesma linha das expressões "CARTA REGISTRADA PELOS CORREIOS" e "A remessa será paga pela Panini." Dá a entender que o leitor receberá o gibi, com correio pago, e ainda receberá o valor que gastou para enviar as capas. Só quero ver...


Fonte das imagens: http://www.paninicomics.com.br/Home.jsp
Visitado em 10 de dezembro de 2007

8 comentários:

André disse...

Vergonha mesmo isso aí... eu comprei só o volume 1 pequeno do Trigun faz tempo.. oq eu faço ? haha...terei que comprar o volume 2 pequeno só pra poder mandar pra eles ? claro que eu não faria isso...

Ahh...não postei antes, mas consegui arrumar meu Lobo solitário, imprimi aquela imagem que a Elza disponibilizou em uma etiqueta, passei papel contact em cima, recortei e grudei no mangá... ficou muito bom... quase nem parece ser colado depois...minha coleção agora está bonita...

Kasuga Kiyosuke disse...

Oi Andre, repare uma coisa presente em sua fala: em ambos os casos a empresa não tomou atitude alguma. Você teve que ir atrás, se virar. O correto seria todo e qualquer comprador da 1ª metade do volume de Trigun receber também o volume inteiro, não apenas como pedido de desculpas mas como GENTILEZA, feita objetivando preservar a (pouca) credibilidade da casa editorial.

Da mesma forma, o que custa à Panini rodar algumas figurinhas auto-colantes consertando o erro da lombada de Lobo Solitário e oferecê-las em outras publicações? Não chamaria apenas atenção para o erro como também seria uma forma de convidar os leitores dos outros títulos de mangá a conhecer a história.

Aliás, já reparou que a Panini e qualquer outra editora de quadrinhos no Brasil não tem qualidade reconhecida pela ISO, por exemplo?

Bolachao disse...

Kasuga

Estou tentando organizar uma petição para o mangá Vagabond da Conrad e queria saber se poso contar com teu apoio.

Caso não saiba, a Conrad lançou esse mangá no formato chamado standard há anos e mais recentemente reiniciou sua publicação em formato luxo, que custa umas 4 vezes o valor do original. Caindo na óbvia conclusão de que não poderia manter duas versões da mesma revista resolveram cancelar o formato original standard, dando um belo foda-se pra quem gastou mais de R$200 pra comprar os 44 volumes que tinham sido lançados até então.

Estou tentnado mobilizar o pessoal aqui:

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=36405&tid=2572769542272239479&na=4

abraço

Bolachao disse...

Bom, nem preciso citar qual é minha posição em relação as cagadas das editoras brasileiras, né?

Se quiser munição pra avacalhar a Panini eu tenho uma dica:

http://www.universohq.com/

Na seção de reviews você pode olhar nos muitos lançamentos da Panini que não é exagero dizer que pelo menos metade tem algum erro.

A maior parte deles é erro de revisão do texto. Imagino que toda revista passou por tradutor, quem fez as letras, diagramador e um revisor propriamente dito e mesmo assim sobram cagadinhas.

Em menor número, mas ainda sim frequentes são os erros técnicos de todo tipo.

Com um pouco de paciência dá pra montar uma lista enorme com as cagadas.

Gabriela Martins disse...

"Imagino que toda revista passou por tradutor, quem fez as letras, diagramador e um revisor propriamente dito e mesmo assim sobram cagadinhas."


Olha, eu não duvido que quem faça todo esse serviço na Panini seja apenas uma única pessoa. O tanto de cagadas me parece uma prova disso.

Kasuga Kiyosuke disse...

Bolachão, meu caro, fico agradecido pela dica. Conte com meu apoio contra todo e qualquer problema de comunicação existente entre editoras de quadrinhos e seus leitores.

Acho engraçado que essa edição normal do Vagabond já apresenta uma qualidade gráfica ótima, não faz muito sentido a existência de uma 'edição definitiva', ainda mais publicada com menos de 3 anos de distância entre ambas.

JRP disse...

Continue fazendo o ótimo trabalho, Kasuga.
As editoras já sabem de seu blog, os delatores lá deles já levaram suas broncas adiante e com certeza você chamou a atenção daquela CATREVA!
As coisas estão acontecendo, cara!

will_cav disse...

caramba, mas essa panini é mesmo desleixada!todas as editoras tem problemas, mas parece que todos os problemas tem panini *_*
na minha opinião esse "recall" é uma grande %#@&, e se eu tivesse comprado esse manga(lembro ate hoje a primeira vez que vi esse manga na banca:"nossa, trigun!droga...é da panini...)bem, como estava dizendo, se tivesse comprado eu ia é no procom!ai quem sabe se todo mundo fizesse o mesmo a editora não tomasse vergonha na cara!
quem sabe um dia isso não acontece?