quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Cavalgadura!

Meus caros amigos, todos nós lemos ou líamos quadrinhos.
Compramos, colecionamos, nos divertimos, enfim, os quadrinhos fazem parte de nossos hábitos.

Contudo, desde que a Editora Abril saiu do mercado, inúmeras editoras entraram em seu lugar e estas nem sempre cumprem o básico, o justo e o certo.
Nosso considerado Kasuga, coberto de uma justa indignação, já denunciou especialmente a Panini/Mythos que destrata o leitor de maneira ofensiva e absurda.
Desde problemas de tradução, adaptação de texto, censura a até graves erros de impressão, revisão e distribuição, a Panini perpetua os vícios das piores editoras...
Com o acréscimo de não possuir um serviço de atendimento ao leitor que realmente funcione.

As tiragens das revistas diminuiram brutalmente, os preços são remanejados às alturas sem qualquer aviso prévio ou qualquer discernimento, as revistas são distribuídas de maneira arbitrária e prejudicando os leitores que residem fora dos grandes centros do Sudeste...

Enfim, se eu começar a enumerar os erros dessa editora, vou tomar todo o espaço do seu HD.

Junte-se a isso o grupinho de puxa-sacos da Internet, encabeçados por "editores" cujo salário é irrisório e, portanto, não passam de incompetentes sem experiência ou gabarito pra cuidar de fanzine, quanto mais de revistas importantes e que nos são queridas, cancelamentos constantes, mutismo por parte dos editores, etc, etc...
E está feita a tragédia que mistura pouco-caso, falta de educação e condutas praticamente criminosas.

Diante desse quadro absurdo, a saída encontrada pela maioria dos leitores é se omitir. Milhões de pessoas simplesmente deixaram de comprar mangás e demais quadrinhos. As vendas desabaram a níveis absurdos mas nem por isso a Panini teve vergonha na cara: simplesmente subiram os preços de suas publicações e mantiveram os mesmíssimos erros técnicos.
Por isso se percebe que deixar de comprar não resolve coisa alguma. Na verdade piora pois a editora focaliza sua atenção àquele grupinho de leitores omisso, desinformado, sem atitude e conivente.

Enfim, a situação do mercado de quadrinhos se tornou tão absurda que a Panini se sente confortável para cancelar títulos, relança-los após pressão dos leitores... Para cancela-los de novo, alegando "baixas vendas".

Em qualquer democracia, em qualquer país sério, em qualquer mercado consumidor existem sistemas que colhem a opinião dos usuários e consumidores. Visando, obviamente, primeiro a qualidade dos produtos. Em segundo a satisfação da maior parte dos clientes.
A Panini caminha em direção contrária. De maneira arrogante, truculenta e infantil, impede que consumidores de seus produtos tenham seus direitos atendidos. Quanto mais sejam ouvidos.
De maneira sórdida e torpe, a direção da Panini simplesmente vira a cara para o outro lado e só atende os leitores que lhe bajulam ou que fazem parte da turminha de amigos da Elza Keiko, Fabiano ou Lopes.

A Panini, como todas as editoras de quadrinhos, se transformou num mini-feudo, aonde tem lá em cima um imperador que sabe tudo, seguido de perto de princesinha, duque, conde e demais ovelhinhas eletrônicas. Todos submissos, todos com a cara no chão, lambendo os pés de gente desqualificada e que lhes cospe na cara.

Pois é isso que a Panini faz conosco, meus amigos. A Panini cospe na nossa cara, nos ofende, nos humilha a medida que não nos trata com o devido respeito.
Porque nós pagamos pelas publicações deles. Nós sustentamos Elza Keiko e sua marmita. Nós sustentamos o Fabiano e sua coleção de Calvin&Haroldo. Quem paga a comida, a água, a luz, os impostos, a roupa e os financiamentos dessa gente somos nós!

E somos nós quem financiamos as férias na riviera Espanhola, os carro de luxo, os apartamentos, a fazenda e demais propriedades do Helcio de Carvalho.

Ora, se nós financiamos, se nós bancamos e mantemos essa estrutura injusta, indigna e miserável com nosso dinheiro...
Então quem realmente manda nessa porcaria somos nós!

Só que o sistema imposto pela Panini e demais editoras fomenta justamente a desunião, a desorganização e o desdém dos leitores. Quanto mais afastados, desunidos, desorganizados, confusos e com desdém estivermos, mais as editoras têm a ganhar.

Nenhuma delas quer um grupo de leitores buzinando lá no ouvido deles exigindo melhorias. Se dependesse deles, era só passar o saco e recolher todo o nosso suado e querido dinheiro, no máximo nos dando em troca papel higiênico usado.
Por isso eles fecham os meios de comunicação e colocam lá seus poodles-de-guarda, mansinhos e bonzinhos, que agradam os leitores idiotas e que não vêem o tamanho da sacanagem que fazem não só com nosso gibi mas conosco.
Com nossa dignidade.

Para os editores, somos apenas cavalgaduras. Meros bichos que eles dão o mínimo e recolhem o máximo.

Felizmente, nem todos os leitores aceitam essa infeliz situação.
A duras penas, sacrificando seu tempo pessoal, nosso considerado Kasuga dedica-se arduamente a coletar e angariar informações pertinentes, enquanto vem juntando os leitores indignados que, da mesma maneira que eu, não tolera mais tanto abuso.

Graças ao Kasuga e muitos outros, estamos organizando um movimento justo e democrático que visa pressionar as editoras por melhor qualidade em suas publicações e em seu atendimento, a manutenção até a conclusão de seus títulos e a imposição de nossos desejos como consumidores, com melhores condições de atendimento e o respeito que todos merecemos.

Por isso quero lhe comunicar que estamos montando uma associação de leitores/consumidores cujo mote é fazer valer nossos direitos, buscando não apenas um tratamento mais digno como uma melhoria nas publicações que tanto gostamos.

Lembre-se sempre: quem manda na editora somos nós.
Quem sustenta e mantém as editoras e seus diretores e editores somos nós.

Eles precisam atender nossas reinvidicações e não mais nos tratar como moleques ou gado.

Basta de tanta incompetência!

8 comentários:

Kasuga Kiyosuke disse...

Seja bem vindo à nossa família, JRP! A quem estiver lendo nosso blog e está indignado com a situação imposta pela casa editorial Panini/Mythos, recomendamos seguir os procedimentos disponíveis em:

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=109210&tid=2584511426661658102&start=1

Em breve publicaremos aqui o texto na íntegra.

Malzoni disse...

Infelizmente não pude entrar antes, mas gostaria de fazer uma observação quanto a um post do dia 15, em que os mangás que são mandados para Brasília - Distrito Federal, capital do país, tem um atraso de mais ou menos 6 edições em relação à São Paulo.
(Isso para quem compra de bancas, eu sou um desses. Já que quem tem dinheiro e pode fazer a assinatura está recebendo normalmente)
Isso está acontecendo com os mangás Naruto e Bleach.

Acho isso um absurdo, e acho que o blog é um ótimo local para se ter uma idéia do que está acontecendo com outros mangás e outros lugares.

Espero que continuem com esse "trabalho".

Majin disse...

Cara não sei como vocês tem estomago para postar naquele forum cheio de "pia de prédio". Putz os caras são tão babacas que dá até vergonha. Se alguém se mobiliza a fazer algo, logo vem eles desmoralizando estas pessoas e esfregar na cara de todo mundo suas vidas abastadas!
E parabéns pela iniciativa e e pela adesão do Kamem, que é um dos poucos que se salva lá.

Majin disse...

Claro, parabéns também pela adesão do JRP! Que fala muitas verdades e incomada muita gente.

Raldev disse...

As baixas vendas são um resultado merecido que as editoras estão colhendo agora, pelo desleixo que tiveram com o público em geral. Com a qualidade ruim é normal que a maioria dos leitores comuns simplesmente desanimem e percam o interesse nas HQs.

Acredito que para reivindicar melhorias só sendo muito fã, disposto e exigente, minoria louvável que acredito ser infelizmente menor que a dos bitolados, senão a situação não teria chegado a esse ponto.

Para se preocupar tanto com o mercado de quadrinhos só mesmo sendo fanático (do tipo que cogita comprar mais de um exemplar para a editora manter o título) ou aspirante a ele (minoria da minoria, ou talvez um boa parte dos fanáticos e insatisfeitos, vai saber, mas ainda assim minoria).

Senti uma acusação de culpa nos posts e comentários sobre quem deixa de comprar. Ora, vacilos recorrentes e qualidade ruim? Pessoal tem mais é chutar o balde como eu fiz mesmo, ou até recorrer a meios alternativos. Pelo menos os errados acabam tomando algum prejuízo (assim espero) pelo que aprontaram. Para mim quem reclama mas continua comprando está na prática (para o que importa para a editora pelo menos, vendas) aceitando a situação tanto quanto quem também compra e fica quieto ou adora.

Hotaru Tomoe disse...

Isto é uma vergonhaaaaaaaaaaaaaa!
Vou lá no procon segunda pra reclamar da Panini mas não tenho o tal Peach Girl 25 mas queria pleo menos a xerox, você pode me disponibilizá-la Kasuga?

Ps: Na edição 9 do Naruto a quinta luta virou a terceira do nada ( a da pré-seleção a 3 etapa do exame chuunin), será que vai ter reeimpressão pra isso também?

Kamen Rider disse...

Hotaru, você poderia scanear essa página de Naruto pra gente mostrar aqui? Quanto a PG, ainda não concertei meu scaner, mas mais tarde vou tirar umas fotos das minhas edições de Éden e Peach Girl e mostrar aqui.

Beatriz disse...

JRP=Kasuga