segunda-feira, 13 de abril de 2009

E a Conrad?



Faz um tempinho que eu estava querendo falar sobre a Conrad por aqui, mas agora que li uma entrevista do Rogério de Campos falando do futuro da editora eu me animei em escrever essas humildes linhas. Básicamente vou repetir o que disse nos comentários de lá, mas vamos assim mesmo!

"A minha maior tristeza ao saber que a Conrad foi comprada pela Ibep é que o Rogério de Campos iria continuar na empresa, pois podemos dizer que ele é responsável pelo atual estado lastimável em que a mesma se encontra! A Conrad faturou horrores com Dragon Ball, CDZ, Nintendo Word, Pokemon e outros, ela deveria ser tão grande como uma Panini mas apostou em projetos errados como na volta das revistas Herói e General, e vários títulos obscuros e desconhecidos por aqui.

Mas o pior foi quando os sócios se separaram e uma parte foi formar a Futuro (atual Pixel), engraçado que juntos eles iam relativamente bem, mas separados ambos estão capengas, Pixel acabou com prejuízo ano passado e a Ediouro pensando em largar de mão, e a Conrad o que bem sabemos. E agora que a Ibep comprou ela ao invês de anunciarem o retorno dos mangás paralisados eles anunciam o lançamento de outros cinco mangás totalmente desconhecidos que não vão vender nada, enquanto isso a Panini consegue titulos de grande apelo e enche os bolsos de grana.

A atual Conrad não passa de uma 'editora-zumbi' que sai das tumba de tempos em tempos para lançar meia-dúzia de títulos obscuros e irrelevantes e depois retorna ao jazigo para outro momento de (longa) hibernação.

Antes ela se sustentava com Sandman, hoje com Calvin e Haroldo, e depois que esse também acabar, eles acham que vão se sustentar com esses titulos que ninguém conhece?

Eu comprava normalmente os mangás deles nas bancas quando eles começaram a mandar os encalhados para a banca em pouco mais de um mês com um grande desconto, e depois de um tempo eles mandavam dois gibis num pacote cobrando um preço menor que o de uma edição. Que idéia de jirico! A partir do momento em que o leitor percebe que isso se torna uma constante da editora o cara vai simplesmente esperar sair o pacote, eu mesmo comprei muitas coisas deles assim como Blade, Fushigi Yugi (não riam), Slam Dunk e outros.

Depois não sabem por que ficam tão mal das pernas ao ponto de liquidarem todo o estoque deles no site chegando a colocar até quantas edições tem em estoque."

Só pra finalizar, espero que a Ibep encontre um jeito de chutar logo o Rogério de lá! Eu dispenso uma "identidade editorial" se é pra lançar umas merdas de títulos que ninguém vai comprar e álbuns nacionais a preços irreais com desenhinhos do Marcati que também não vão vender mas vai ganhar aplausos, prêmios e tapinhas nas costas dos mesmos de sempre (e essa parece a principal preocupação do Rogério de Campos, pelo que pode-se ler na entrevista)

4 comentários:

N disse...

Eu recebí um e-mail explicando estas coisas do Ibep.

Concordo com o que vc falou.

Editora-zumbi²

Vou no site dela agora mesmo.
xD

Giorgio Cappelli disse...

"Eu dispenso uma "identidade editorial" se é pra lançar umas merdas de títulos que ninguém vai comprar e álbuns nacionais a preços irreais com desenhinhos do Marcati que também não vão vender mas vai ganhar aplausos, prêmios e tapinhas nas costas dos mesmos de sempre (e essa parece a principal preocupação do Rogério de Campos, pelo que pode-se ler na entrevista) "

Parabéns, Kamen! Falei pessoalmente com esse Rogério Campos e ele é um mané. Prefere pagar de "alternativo" mesmo sabendo que o que publicam não vende. Eta idealismo fora de hora!
Ainda vou publicar as minhas HQs e vão ser um sucesso!

André Marcon disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
André Marcon disse...

.

Ô, Kamen Rider! Que coisa feia!

Quem deu ordem de pegar frase dos outros e não dar o devido crédito ou pelo menos, deixar claro que se trata de uma citação?

A frase "A atual Conrad não passa de uma "editora-zumbi" que sai das tumba de tempos em tempos para lançar meia-dúzia de títulos obscuros e irrelevantes e depois retorna ao jazigo para outro momento de (longa) hibernação." foi escrita por mim no fórum MBB no dia 03 de Abril de 2009 no seguinte tópico:

http://www.mbbforum.com/mbb/viewtopic.php?t=28076&postdays=0&postorder=asc&start=0

Custava inserir antes da frase pelo menos um "Parafraseando alguém de um fórum de quadrinhos" ou "Como disse o outro" ou algo do tipo? Nem faço questão de ser citado nominalmente, mas que pelo menos você pudesse deixar claro que a frase não é sua, pois, além desta postagem, você usou a frase nos comentários do JBox que você "linkou" aqui, fora outras fontes que desconheço, com o agravante que você simplesmente usou o tradicional "copy-cola" e nem se deu ao trabalho de corrigir um pequeno erro de concordância na frase e que eu também só percebi agora...

Não considero minha opinião emitida nessa frase grandes coisas e tampouco relevante, mas, em se tratando de um meio de comunicação, é necessário manter um mínimo de coerência e principalmente clareza ao publicar um texto opinativo.

No mais, continue apontando as cagadas não só da Panini, mas do mercado editoral brasileiro como um todo e, da próxima vez que gostar de uma frase de terceiros e quiser usá-la em seus comentários, faça o favor de deixar claro que se trata de uma citação.

André Marcon.

.