sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Hélcio de Carvalho lê nosso blog!

Previously, on Lost (ou para quem não entende patavinas de Ingrêis: nos episódios anteriores de Lost)

Publicamos em nosso blog algumas imagens que mostram o dono da casa editorial Mythos, o senhor Hélcio de Carvalho, aproveitando a vida, fazendo uma viagem à Espanha com a família, sorridente e consumindo roupas caras, vinhos bons...enquanto os produtos de sua empresa apresentam problemas graves de qualidade, não há uma comunicação efetiva com os leitores.

Se as cartas tornaram-se ineficientes para a constatação do humor do leitor, visto que a casa editorial produz duas edições ao mesmo tempo, a serem distribuídas num prazo de 60 dias (isso quando não atrasa), a internet é desprezada como canal para ouvir a expressão do leitor. Uma pequena visita ao fórum Panini nos demonstra a postura da casa editorial:




Zero, vejam bem, ZERO respostas para 19 tópicos com dúvidas e reclamações, sendo que a última atuação de Dona Elza foi no dia 15 de outubro de 2007! E nossa visita ao fórum foi entre final de janeiro e início de fevereiro de 2008. Qual a explicação para tamanho descaso com o leitor?


http://img218.imagevenue.com/img.php?image=59630_nao_sou_paga_para_vir_aqui_marcado_122_570lo.jpg

"Só para esclarecer, meu salário não inclui participação neste fórum, o pessoal participa porque curte".


Quem escreveu isso? Dona Elza Pacheco, a editora chefe da linha Planet Manga, no próprio espaço oficial da casa editorial na internet. Todo mundo no mercado editorial sabe que a Elza não ganha um salário legal, não tem direito a fundo de garantia, 13º...problema dela se não luta por melhores qualidades de seu próprio trabalho. Mas leia nas entrelinhas: a pessoa que DEVERIA responder por todos os problemas relativos à linha editorial que comanda simplesmente lava as mãos pois "não é paga para isso". Horas, o que há de errado com essa empresa? Abre um canal de comunicação para não usá-lo?


E o que devemos interpretar quando lemos a editora-chefe dos mangás que lemos reclamar que não recebe o suficiente, mais os buchichos de seu péssimo salário, e o dono da casa editorial expõe publicamente fotos dele em lugares caros? "Pau no cú do leitor, eu quero vender pouco e caro, embolsar a grana"? Por que cadê o seu gibi favorito aí no Recife, em Manaus, ou mesmo Brasília? Tem uma demora de 2, 3 meses para chegar a novidade que você vê aqui na internet, nos fóruns, nos anúncios de gibiterias. Você não é tratado como o leitor paulista ou carioca. Toda vez que é questionada sobre este assunto, a Panini alega falta de recursos para enviar os mesmos exemplares para todas as cidades do país. Mas e a Conrad não distibui seus títulos simultaneamente?


Se o espaço oficial da editora, aquele que consta impresso escondidinho na 3ª capa de cada revista, é jogado às moscas, QUANDO o leitor possui internet e participa da maior comunidade virtual, o orkut, eventualmente se depara com uma comunidade "oficial" da Planet Manga. A qual consta entre os moderadores um ex-perfil da Elza Pacheco, atualmente controlado por um grupo de pessoas que se entitula representante da linha de produtos em questão. Uma caríssima colaboradora de nosso blog, a Mary, ao questionar brilhantemente qual a postura da casa editorial perante a existência de nosso blog, recebeu a seguinte resposta:


http://img215.imagevenue.com/img.php?image=59631_somos_apenas_mensageiros_circulado_122_412lo.jpg

"Nós somos apenas os mensageiros, portanto é grande a chance de darmos informações erradas ou incompletas. É mais seguro entrar em contato direto com o departamento de Atendimento ao Cliente"

Sabem o que é isso? Atestado de incompetência! Os produtos possuem erros desde a escolha dos títulos, que parecem não atender as necessidades de um público leitor específico, visto que Lobo Solitário, uma mangá adulto é publicado lado-a-lado de quadrinhos para meninas como Meru Puri; de design da publicação (a encadernação SOLTA as folhas ao ser manuseada); da falta de um vínculo verdadeiro com o leitor (não raro os títulos desta linha são cancelados, atrasados, sofrem aumentos de preço sem qualquer tipo de aviso, quanto mais pedido de desculpas - vide Shin Chan, Peach Girl, os inúmeros atrasos de todos os demais títulos) e o que acontece?


TODOS LAVAM AS MÃOS.

E vai lá o leitor que conseguiu detectar um problema qualquer no seu mangazinho favorito na comunidade "oficial" do Planet Manga no orkut reclamar e o que encontra? Um Zé mané, um boçal cujo nome não merece ser pronunciado aqui, um prestador de des-serviço aos mangás publicados no Brasil, que lambe as botas de Dona Elza, rebate críticas, nega erros, intimida o probre leitor...a troco de quê?


Enquanto o senhor Hélcio de Carvalho faz viagens caras com sua família, o que fazem seus funcionários? Onde moram seus lambe-botas? Só pesquisar um pouquinho no orkut, amiguinho, e verá.


Ah, sim: e desde que publicamos as imagens em nosso post anterior, não apenas sofremos tentativas de inibir nossa atuação, no sentido de coibir a liberdade de expressão garantida pela constituição de nosso país, como o perfil do Senhor Hélcio de Carvalho não mostra mais as imagens aqui publicadas, que foram 'escondidas' de acordo com um recurso do orkut. Engraçado...pois quem não deve não teme. Acabo de descobrir um grande leitor do conteúdo aqui exposto.


E vocês que me lêem aqui, também lavarão as mãos aos diversos problemas detectados e permanecerão calados? Quando foi a última vez que TELEFONARAM, mandaram FAXES, CARTAS, E-MAILS reclamando, exigindo o que é de direito de todos aqui?

Um comentário:

JRP disse...

É público e notória que a Elza Keiko não passa de uma empregadinha, a mocinha do café da Mythos.
Ela não é nem mensageira, ela é CAPACHO do editor!
Que, pra não lhe pagar o devido, dá a chance pra ela publicar fanfic!

E a bruaca se acha toda especial porque ela "só vê o lado bom".
Ou seja, só quer saber de elogios.

Reclamações? Isso não existe!
Eu só quero aplausos!
Só quero BRILHAR!

Então vamos apagar esse brilho sujo dessa lâmpada fedorenta!
Vamos jogar no lixo essa incompetente e manda-la pra reciclagem, que lugar de BOSTA é na privada!

Continue o excelente trabalho, mano!

A gente chega lá!