Bem, eu deveria já ter terminado um textinho sobre Naruto, mas acontece que me falta animo para escrever sobre isso pois Naruto em nada me interessa, enquanto Éden e Peach Girl terem sido cancelados é um assunto que me atinge pois eu comprava ambas as coleções e gostava delas.
Como prometido, aí vai as páginas, primeiro a sessão de cartas de PG, onde a editora Elza Keiko garanteque a revista será publicada em sua totalidade
Agora, a página de Éden 21 onde eles garantem no minimo 36 edições
E vejam só, no final das edições 26 de PG e 22 de Éden eles anunciam as próximas edições.
Os leitores de PG que forem entrar no Procon devem levar xerox da página da sessão de cartas, e os de Éden devem levar a página em que garantemque a coleção terá no minimo 36 números.
Atenção: o texto a seguir foi retirado do Orkut, sigam as instruções direitinho para obterem sucesso.
Bom, conversei com uma colega que é advogada, e ela me deu as devidas orientações de como a gente deve proceder nesse caso.
Em primeiro lugar, peguem a edição 25 de Peach Girl e abram na primeira página do "Peach Papo". Agora leiam as 3 primeiras linhas.
Leram? Pois isso já é o suficiente para abrirmos uma nova reclamação no Procon contra a Panini.
Temos uma afirmação por meios oficiais de que teríamos a publicação garantida até o final da série. Nas palavras da própria editora da linha de mangás da Panini.
No momento que essa afirmação foi descumprida, a Panini passou a fazer uma propaganda enganosa. E propaganda enganosa, dá ao leitor o direito de entrar no Procon contra a editora.
É quase a mesma coisa que aconteceu com o primeiro processo que entramos contra a Panini. Mas dessa vez, como é reincidência, talvez o processo corra um pouco mais rápido.
Agora: O que devemos fazer?
Simples gente, peguem a edição 25 de Peach Girl e tirem uma cópia dessa página do Peach Papo. - Separem o RG, CPF, e vão até o Procon mais próximo.
E onde fica o Procon mais próximo? Aqui tem uma lista com vários endereços espalhados pelo Brasil. Procurem o Procon que seja mais próximo de onde vocês moram: http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp?acao=buscar
Quando chegarem no Procon, expliquem o caso para a atendente. Digam primeiro que a Panini já havia cancelado a revista anteriormente, mesmo afirmando que seria publicada até o final. Expliquem que mangás são coleções fechadas, com início, meio e fim, e que uma série cancelada pelo meio não tem serventia alguma. Então mostrem a xerox da página do Peach Papo, com a afirmação oficial da editora "garantindo" que Peach Girl seria publicado até o final.
Digam que como consumidores estão se sentindo lesados, e que gostariam de ter seu dinheiro de volta, já que isso foi propaganda enganosa, e diante disso, pela lei, temos o amparo legal.
Nessa hora a atendente vai dar para vocês uma pequena ficha que deve ser preenchida com a reclamação (e a xerox vai em anexo com a reclamação). - Na hora de preencher a ficha, digam exatamente isso, que se sentiram lesados, que a editora garantiu que publicaria a revista até o final e que cancelou antes do final da série, e que no caso, vocês estão se sentindo lesados e que querem ser ressarcido do prejuízo que tiveram ao comprar a série, a qual a editora prometeu publicar até o final e que não cumpriu.
É o Artigo 35 do código do consumidor:
Art. 35 - Se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha:
I - exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade;
II - aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente;
III - rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia e eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.
Traduzindo, podemos exigir que a Panini publique Peach Girl até o final (como eles mesmos afirmaram que fariam), ou, podemos pedir nosso dinheiro de volta, devidamente atualizado para valores dos dias de hoje.
Mas quem decide se os leitores terão o dinheiro de volta ou se a Panini terá que republicar a série até o final será um juiz. - Mas das duas uma, ou o juíz vai obrigar a Panini a nos devolver o dinheiro por todas as edições de PG que já compramos, ou então dará para a Panini a escolha de ou devolver o dinheiro, ou terminar de publicar as edições ainda pendentes.
Quanto maior o número de processos contra a Panini, maiores serão as nossas chances de obtermos vitória. - Eu já fiz minha reclamação hoje cedo. Agora cabe a cada um de vocês fazer o mesmo. É um direito nosso, e isso vai garantir, mesmo que demore um pouco, que tenhamos nosso mangá publicado até o final.
E um ultimo aviso, para você que está puto com o que vem acontecendo, não só na Panini, mas demais editoras de quadrinhos, participe da Associação de Leitores Indignados.
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008
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4 comentários:
Que bom que alguém conseguiu alguma coisa contra a Panini lá no Procon... Bom, pelo menos vcs tinham a "palavra" deles impressa...Quando eu fui no Procon reclamar do "não envio" das minhas edições do Naruto, eu tinha em mãos apenas os "e-mails resposta" do "fale conosco". A atendente que me atendeu (que redundância, mas tudo bem!), que pela apararência era um pouco mais nova do que eu, olhou bem pra mim e disse sorrindo: "você é a primeira pessoa que vejo com idade um pouco mais avançada que lê esse tipo de revista! A minha irmãzinha é quem gosta desse tal de Naruto...eu já não suporto. Quando era mais nova, eu até que assistia a Sailor Moon e um outro lá que não me lembro o nome...mas agora não ligo mais...."
Bom, eu fiquei calada o tempo todo enquanto ela dizia tudo aquilo e olhava "por cima" dos meus papéis como se tivesse lido tudo com a rapidez de quem tem leitura dinâmica. Por fim, ela me orientou a esperar mais uns cinco dias para o recebimento das revistas, pois as editoras sempre têm problemas com estoque ou coisas desse tipo. Eu nem preciso dizer o tipo de sentimento que tive naquele momento, não é mesmo? O semblante bem pálido do rosto daquela "coitada" estava meio roxo ao redor de um dos olhos (talvez por algum problema ou foi apenas minha imaginação...), e na mesma hora que ela terminou de dizer o que queria, surgiu de dentro de mim, lá do fundo do meu âmago, a vontade de literalmente socar e deixar bem mais roxo o outro olho...Mas, paciência é uma virtude, e eu tento alcançá-la simplesmente tentando respeitar a ignorância dos outros...E além do mais, desde quando 26 anos é uma idade avançada?...Ah, vá se ferrar....!!!!
amigo desculpe,mas só agora eu vi o seu comentário na minha entrevista com o NELSON SATO!
O q exatamente vc quis dizer?
Mary, fico triste em ler um depoimento como esse, pois mostra o quanto as pessoas podem ser burras e ignorantes, até mesmo onde você deveria ser respeitada como uma consumidora, afinal o que você le é um problema unico e exclusivo SEU, ao invês de ficar fazendo um juizo de valores sobre sua pessoa, ela deveria se preocupar mais com o fato da revista que a senhorita assinou não estar chegando no tempo devido.
E Guedes, qual dos colaboradores do blog deixou um comentário aí? Eu já tinha visto seu blog, mas sinceramente não lembro de ter deixado um comentário, passa a url do post pra eu ver.
Boa iniciativa, vou ver se da pra fazer algo em relação a Pixel também. O que vcs conseguiram da primeira ação contra a Panini?
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